Curiosidades da Métrica de Gil Vicente





Na nota que segue, abordaremos sobre curiosidades da escrita de Gil Vicente e de como sua métrica, que é uma mescla de métricas influenciou e ainda influencia nas obras.

Para começo de conversa, conforme é muito dito quando se é retratado o renascimento, Gil Vicente é considerado o "pai" deste período histórico, uma vez que carrega consigo o domínio da arte, a sede do novo, ampliando a representatividade. Gil Vicente possuía uma vasta flexibilidade tratando-se de costumes e métricas da Idade Média e Renascimento, usando ambas as métricas para suas composições e obras.

Suas obras transcenderam através do teatro medieval, que possui como característica a manifestação de valores sociais, religiosos, dentre outros que impõem ideologias, e ao mesmo tempo, Gil Vicente criava obras extremamente humanistas com um posicionamento crítico muito evidente, em busca de provocar a mudança e levar para suas obras a sua essência.

Não é à toa que suas obras mais conhecidas trazem consigo críticas por entrelinhas, por mais cômicas ou dramáticas que sejam.

Uma das maiores curiosidades referidas à Gil Vicente é que o teatro o qual temos contato nos dias de hoje foi trazido ao Brasil no início do século XXVI, porém era uma ferramenta que religiosos usavam para dar vida à histórias divinas e catequizar a população de forma ilustrada.
Para Gil Vicente, foi satirizada a religiosidade, para os religiosos o teatro foi usado de maneira literal e pedagoga.

Comentários

  1. Olá, pessoal . Gostei do texto. Cuidado com o uso da Crase. "....referidas a Gil Vicente "
    "...usavam para dar vida a histórias "

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplos de paródia e paráfrase em artes plásticas

Citação de Caio Fernando de Abreu na canção do duo Anavitória

RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE ARTES: POESIA RETRATO, DE CECÍLIA MEIRELES E PINTURA AS VELHAS, DE GOYA