Citação de Caio Fernando de Abreu na canção do duo Anavitória

Anavitória é duo de cantoras as quais representam grandemente a simplicidade da nossa MPB (Música Popular Brasileira). Contudo, além de cantarem, também compõem as próprias músicas e assim foi com "Fica", uma música lançada em meados de 2016.
Trazendo à tona, mais uma vez, o romantismo visto em suas composições, as cantoras fizeram uma intertextualidade quando citaram Caio Fernando de Abreu e sua obra "Mel e girassóis" em "Fica". Este livro é muito conhecido na literatura Brasileira e traz uma série de significados para os que já o leram por descrever o casal romântico retratado na canção.
Outra intertextualidade ocorre num pequeno trecho de Caio, conhecido por "Nós", que retrata um casal não quer se soltar de maneira nenhuma, querendo sempre a pessoa amada por perto, que sejam um nó que não desata.
Assim como na música há a súplica para que a pessoa amada fique, e queira ficar com todos os detalhes do(a) parceiro(a), mesmo sendo um labirinto, que eles sejam apaixonados e rendidos à alma nua um do outro, como se Caio os tivesse usado como inspiração para compor o trecho. Vejam trechos da canção e texto de Caio.


“Mapeei a dedo tuas sardas
Contornei sem jeito tuas linhas
Que te entregam e desvendam o melhor em ti


Me perdi no céu das suas pintas
Me encontrei no céu da tua boca
Tu é labirinto, rua sem saída
Me rendi a tua alma nua, vem cá


Congela o teu olhar no meu
Esconde que já percebeu
Que todo meu amor é teu amor
Então vem cá
Que nós até "Caio" escreveu
Parece que nos conheceu
Em mel e girassóis te peço, só te peço


Fica
Fica, me queira e queira ficar
Fica
Fica, me queira, queira...”

Anavitória 

Á cima vimos a citação de Caio na canção das meninas, agora iremos ver a que texto elas se referiam. Um trecho do texto "nós" de Abreu.

“Eu quero nós. Mais nós. Grudados. Enrolados. Jogados no tapete da sala. Nós que não atam nem desatam. Eu quero pouco e quero mais. Quero você. Quero eu. Quero domingos de manhã. Quero cama desarrumada, lençol, café e travesseiro. Quero seu beijo. Quero seu cheiro. Quero aquele olhar que não se cansa."


Caio Fernando de Abreu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exemplos de paródia e paráfrase em artes plásticas

RELAÇÃO INTERTEXTUAL ENTRE ARTES: POESIA RETRATO, DE CECÍLIA MEIRELES E PINTURA AS VELHAS, DE GOYA